Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

É imprescritível a ação de investigação de paternidade?

Direito Civil. Questão do concurso MPMS Promotor 2018.

Publicado por Mauro Apoitia
há 5 anos

A resposta é correta.

Há no STF a súmula 149: É imprescritível a ação de investigação de paternidade, mas não o é a de petição de herança. Vide julgado:

1. É dotada de repercussão geral a matéria atinente à possibilidade da repropositura de ação de investigação de paternidade, quando anterior demanda idêntica, entre as mesmas partes, foi julgada improcedente, por falta de provas, em razão da parte interessada não dispor de condições econômicas para realizar o exame de DNA e o Estado não ter custeado a produção dessa prova. 2. Deve ser relativizada a coisa julgada estabelecida em ações de investigação de paternidade em que não foi possível determinar-se a efetiva existência de vínculo genético a unir as partes, em decorrência da não realização do exame de DNA, meio de prova que pode fornecer segurança quase absoluta quanto à existência de tal vínculo. 3. Não devem ser impostos óbices de natureza processual ao exercício do direito fundamental à busca da identidade genética, como natural emanação do direito de personalidade de um ser, de forma a tornar-se igualmente efetivo o direito à igualdade entre os filhos, inclusive de qualificações, bem assim o princípio da paternidade responsável. [RE 363.889, rel. min. Dias Toffoli, P, j. 2-6-2011, DJE 238 de 16-12-2011.]

  • Publicações98
  • Seguidores15
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações124
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/e-imprescritivel-a-acao-de-investigacao-de-paternidade/670284036

Informações relacionadas

Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes
Notíciashá 15 anos

Ônus da prova na ação de investigação de paternidade

Renan Macedo Vilela Gomes, Advogado
Artigoshá 7 meses

Imprescritibilidade nas Ações de Investigação de Paternidade e Herança: Uma Análise Jurídica

Petição - TJMG - Ação Petição de Herança - [Cível] Inventário

Editora Revista dos Tribunais
Doutrinahá 2 anos

7.8 Ação de investigação de paternidade ou de maternidade

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)